segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Grandes Eventos / Novas Infra-estruturas Desportivas


Viseu é uma presença assídua na Volta a Portugal em Bicicleta no decorrer destes últimos oito anos e desta vez vai assistir de novo a um final de festa.
A colaboração na realização de um grande evento desportivo com visibilidade Nacional não só promove o turismo da cidade e da região, como incentiva igualmente os viseenses para a prática regular de actividade física.
O investimento neste tipo de eventos é conjugado com uma forte aposta em novas infra-estruturas desportivas, como é bom exemplo a Ecopista do Dão.




A construção da ecopista do Dão, com mais de meia centena de quilómetros, arrancou no passado dia 24 de Junho, com frentes simultâneas de obra em três concelhos do distrito: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Já com 7,5 quilómetros construídos no concelho de Viseu, entre as freguesias de S. Salvador (Vildemoinhos) e de S. Cipriano (Figueiró), a ecopista do Dão será uma das maiores do país, com um total de 56 quilómetros de via e a ligação de três municípios.Orçamentada em cinco milhões de euros, a obra foi candidatada pela Comunidade Interurbana Municipal (CIM) de Dão-Lafões, promotora do projecto, a financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A autarquia viseense, na sequência do consórcio estabelecido entre os três municípios, foi escolhida como dona da obra. Dos cinco milhões de investimento previsto, três serão disponibilizados pelo QREN. O resto será assumido por cada uma das câmaras em função dos quilómetros de via que passarão pelos respectivos concelhos.

A Ecopista do Dão, a concluir no prazo de 240 dias após o lançamento, para além de aproveitar integralmente a plataforma do antigo ramal ferroviário, inclui a requalificação e revalorização ambiental de estações e envolventes.

Sem comentários: